Rua Alice Além Saadi, 885 sala 1502 Nova Ribeirânia

Ribeirão Preto CEP: 14096-570

TST Permite que Lavrador Ajuíze Ação no Lugar de Residência, Não no Local de Trabalho

TST Permite que Lavrador Ajuíze Ação no Lugar de Residência, Não no Local de Trabalho

A 3ª turma do TST rejeitou o recurso de uma empresa açucareira de Onda Verde/SP, que contestava o direito de um lavrador de Guanambi/BA de mover uma ação trabalhista em sua cidade natal, ao invés do local onde prestou seus serviços. A ação, iniciada na vara do Trabalho de Guanambi em outubro de 2014, pedia a condenação da empresa por danos morais alegando condições de trabalho degradantes.

A empresa argumentou que a competência territorial deveria ser a da vara de Onda Verde, local da prestação de serviços, conforme prevê o artigo 651 da CLT. No entanto, o TRT da 5ª região interpretou a norma de maneira flexível, considerando que forçar o lavrador a viajar 1.300 km para ajuizar a ação prejudicaria seu acesso à Justiça.

O relator do caso no TST reforçou que o trabalhador tem o direito de ajuizar reclamação em seu domicílio, especialmente quando a empresa é de grande porte ou de alcance nacional, visando garantir acesso amplo à Justiça. A decisão foi fundamentada na necessidade de assegurar o direito de ação do trabalhador sem inviabilizar a defesa da empresa, destacando a vulnerabilidade do lavrador e o contexto de suas condições de trabalho.

Fonte: Migalhas

#AcessoÀJustiça #DireitosTrabalhistas #TST #CondiçõesDeTrabalho


POSTAGENS RECENTES